quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRIMEIRONA | 2013 - AA TUPY O TIME DE CHEGADA!

AA Tupy conquistou 3 títulos da Primeirona nos últimos cinco anos. Em todas às finais que chegou, levou


Time de chegada é mais um jargão do futebol, mas, a aplicação cabe perfeitamente para o time do Boa Vista. Em 2009/2010 chegou e levou, em 2011 foi eliminado pelo Juventus na semifinal, na temporada passada recuperou o título da Primeirona e de quebra conquistou a Copa Norte. 

A era Sandro Rodrigues terminou na temporada passada, fechando com chave de ouro. Neste temporada o ex-jogador Marco Antônio da Silva assumiu o comando técnico da equipe.

Das semifinalistas a Tupy foi a equipe que ocupou a pior posição na classificação. O 8º lugar na 1ª e 2ª rodada, na 3ª rodada a equipe subiu para o 5º lugar e, desde a 4ª entrou no G4 permanecendo até o fim da fase classificatória. 

Do grupo campeão em 2012 saíram Cidral, Jamaica, Toró e Junio, além do Preparador Físico Dinho. O ala Mineiro tem jogado pouco, ainda com problema de contusão, mas, pode ser a carta na mango do técnico para o fim da competição. Outras mudanças no time que a torcida acostumou-se a ver em campo aconteceram por opção ou decisão de Marco Antônio. 

No início da temporada Anderson, Cinésio, Formiga e Jorge foram campeões em Pomerode defendendo o Botafogo. Quando voltaram a fazer parte do elenco, Marco privilegiou o grupo que vinha jogando, e, foi colocando aos poucos "os quatro". Dinho, o técnico Campeão em Pomerode, foi demitido do cargo de Preparador Físico.

Foi raro ver o quarteto junto em campo, e, nem será mais possível este ano. Duas peças importantes do grupo passaram por cirurgia e só voltam aos gramados na próxima temporada, o coringa Jorge, e o versátil Formiga.

Em contrapartida novos nomes surgiram como o lateral-direito Regi, titular desde a primeira rodada, e, que caiu como uma luva para suprir a ausência de Mineiro.

Os atacantes Anderson Izidoro e Dé e o lateral-esquerdo Rafael, o zagueiro Cris também ganharam espaço no grupo. Mas, o jogador que mais ganhou destaque foi o volante Samuel, que assumiu o lugar de Formiga e tornou-se a grande "promessa" da temporada.

Aliados aos novos companheiros os remanescentes Boateng, Da Silva e Carlinhos. Boateng é o carregador de piano, Carlinhos e Da Silva os homens de criação, os arquitetos da Tupy.

No ataque Cinésio assumiu o posto de artilheiro da equipe com 9 gols marcados. Anderson, artilheiro das últimas 4 edições da Primeirona marcou apenas 7. Os outros gols do time foram marcados por: Anderson Izidoro e Dé 4; Jorge, Regi e Zamorano 3; Boateng e Carlinhos 2; André Luiz, Cris e Mineiro 1.

Resumo da campanha
Vitórias: 10.

Segundo melhor mandante: 6 vitórias (4x0 Garuva; 7x0 Morro do Amaral; 3x1 Juventude; 4x1 Santos Dumont / Assessoritec; 2x0 Palmeiras e 4x0 Serrana).

Visitante: 4 vitórias (América 0x1; Serrana 0x2; União Timbé 2x3 e Garuva 1x9).

No confronto direto contra o Pirabeiraba, adversário da semifinal, a Tupy perdeu no distrito por 2x0 e empatou em casa em 1x1.

Será que a Tupy fará valer o jargão de "time de chegada", aquele que cresce nas fases finais das competições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário