sábado, 10 de novembro de 2012

EDSON DA SILVA, O ÁRBITRO PARA GARUVA x TUPY

EDSON DA SILVA
O árbitro de 26 anos atuou na semifinal da Primeirona, no jogo Garuva 2x1 Pirabeiraba

Edson da Silva nasceu em 15 de maio de 1986 em Presidente Getúlio, Santa Catarina. Formado em Educação Física o árbitro da Liga Luiz-Alvense de Futebol iniciou sua carreira em 2005. Em 2010 estreou com árbitro principal na Segunda Divisão Catarinense, jogo Concórdia 2x1 Hercílio Luz


Edson é árbitro do Quadro da Federação Catarinense de Futebol desde 2006. Em 2005 estreou como árbitro assistente em competições amadores nos jogos do Sesi. Já em 2007, estreou em competições profissionais como árbitro assistente no jogo Catarinense de Ilhota x Pinheiros de Lages.
 
Disciplinador e de pouca conversa o árbitro encara a final da Primeirona Joinvilense com a mesma responsabilidade que trabalha nos jogos profissionais... veja algumas perguntas respondidas pelo árbitro do jogo deste domingo.
 
Marcos Aurélio Carvalho - Porque escolheu a arbitragem?
Edson da Silva - A arbitragem na minha vida aconteceu meio por acaso, meu tio Valdenir da Silva era árbitro assistente integrante do quadro da FCF e sempre me convidava pra ir aos jogos amadores com ele. No começo ia mesmo pra ver os jogos, depois comecei a ir pra analisar os árbitros e de que modo eu poderia agir naqueles momentos de cada decisão do árbitro, até que fiz o curso da liga blumenaunse e comecei a trabalhar como árbitro assistente.
 
MAC - Quem são seus ídolos no esporte e na arbitragem?
ES - No esporte meu ídolo é Ayrton Senna Da Silva. Na arbitragem gostaria de citar dois nomes um é de nosso estado que é o José Acácio da Rocha, que pelo seu estilo disciplinador me inspirei bastante nele, quando me tornei árbitro do quadro da FCF ia nos estádios para ver ele atuando. O outro que na minha opinião é um dos melhores do mundo é o Carlos Amarilha do Paraguai, que apita com muita facilidade e nos jogos que ele apita é dificil alguém critica-lo pelas suas decisões tomadas.
 
MAC - Como é seu estilo de arbitragem, e o diálogo com os jogadores durante o jogo?
ES - Eu me vejo como um árbitro disciplinador e quem me conhece sabe disso. Diálogo com os jogadores durante a partida somente o necessário pois qualquer decisão tomada eles vão achar no direito de questionar a todo momento.
 
MAC - Qual a principal diferença entre atuar no profissional e no amador?
ES - A principal diferença pra mim é o respeito que os jogadores profissionais tem pelo árbitro dentro de campo, acho que no amador ainda falta bastante.
 
MAC - Conhece e já atuou com os auxiliares Diego e Thiaggo?
ES - Sim! Os dois além de serem ótimos assistentes são meus amigos particulares, trabalhei várias vezes com os dois, confio muito no trabalho deles.

MAC - O que o público pode esperar de você para o jogo de domingo?
ES - Com certeza podem esperar uma grande atuação do trio de arbitragem e o espetáculo fica por conta dos jogadores.
 
Mensagem de Edson da Silva:
Desejo que os jogadores entrem em para campo para mostrar o que sabem fazer que é jogar futebol. Aproveito a oportunidade para agradecer ao presidente da liga Laudir Zermiani que mais uma vez está confiando no meu trabalho, e também à vocês da imprensa que desde do primeiro jogo que apitei em joinville sempre estão me apoiando. Muito Obrigado!
 
 
MAC - Agradeço o árbitro Edson da Silva por gentilmente conceder esta entrevista. Desejo ao quarteto um excelente trabalho. Conheço o trabalho de Edson e Thiaggo, sei que competência não faltará.

Um comentário: