terça-feira, 26 de abril de 2011

RENOVAÇÃO NA ARBITRAGEM JOINVILENSE

O Quadro de Árbitros da Federação Catarinense de Futebol 2011, conta com 8 Árbitros e Assistentes integrantes do quadro da Liga Joinvilense de Futebol. Dentre eles: Antonio Lourival da Luz, Clodoaldo Juviaski, Emir Antonio Cecyn, Fernando Ferreira e Gerson Afonso Schmidt. 

A grata constatação é quanto a renovação da arbitragem tão cobrada pelos clubes, jogadores e imprensa joinvilense.

Além dos nomes citados acima, há três garotos que tem atuado nas competições da Liga Joinvilense como Assistentes: Edgard Francisco Heusy da Fonseca, Thiaggo Americano Labes e Tiarles Vilian Max Cardoso dos Santos.

Edgard, Thiaggo e Tiarles têm em comum a vantagem de iniciar jovens na arbitragem. Ninguém aprende com a experiência alheia, aprendemos com o que vivenciamos. Presenciei ótimas atuações de Thiaggo e Tiarles na temporada 2010. Edgar ainda não assisti trabalhar.

Nunca vi árbitros e assistentes entrarem ou saírem de campo aplaudidos. Independente do vencedor ou derrotado sempre sobra alguma reclamação para o "trio". Esquecemos que o árbitro é um ser humano e exigimos precisão sobrenatural na marcação de lances que precisamos ver e rever duas ou três vezes. Ainda assim há "comentarista" que briga com a imagem para defender a pose.

É bem verdade que há também árbitros e assistentes ruins, convenhamos. Os piores são os arrogantes que se utilizam do "poder" para sentirem-se "soberanos", principalmente diante de jogadores e times de menor expressão.

O que proponho com este post é o reconhecimento a Liga Joinvilense de Futebol pela renovação. Além de valorizar a coragem de Edgard, Thiaggo e Tiarles para assumir uma função, mesmo sabendo que, independente da qualidade do trabalho realizado, sempre haverá reclamação. E sobretudo que dirigentes e atletas respeitem, e ofereçam condições para que os árbitros cumpra sua missão.


Fonte: www.sportall.com.br/FCF/Arbitragem.html
mac | 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário