segunda-feira, 19 de março de 2012

JUVENTUS 5x3 AMÉRICA, GALO CLASSIFICADO

Um jogo para ficar na história do futebol amador joinvilense.

Juventus e América lutavam por uma vaga na semifinal da Copa Norte | 2012. O jogo aconteceu na tarde de ontem, 18/03 às 15h30 no H. de Brito.

O Juventus precisava vencer por diferença de 3 gols, enquanto o América poderia perder por diferença de até 2 gols.
O Moleque Travesso começou fazendo pressão. Com 1' de jogo Anderson cobrou escanteio pela direita do ataque juventino. Bate e rebate na cozinha americana e o jovem zagueiro Paulo tocou na bola que quicou e encobriu Galo. Juventus 1x0 América.


Aos 16' do 1ºT Ricardo Garuva deu um belo toque sobre defesa para Esquerdinha. O ala invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu rasteiro cruzado, a bola passou por Galo, Oliveira chegou a tocar mas não evitou o gol. Juventus 2x0 América.

Aos 22 do 1ºT Alceni interceptou passe de Ewerton e acionou Emerson Lima. O atacante recebeu, dominou e bateu da entrada da área para marcar o gol no canto direito alto de Samuel. Juventus 2x1 América.

Murilo recebeu dentro da área pelo lado direito, passou o pé sobre a bola numa jogada típica de futsal e rolou para Richard que apareceu sozinho na frente do goleiro e colocou longe do alcance de Galo, no canto esquerdo alto aos 44' do 1ºT. Juventus 3x1 América.

No intervalo Carneiro colocou Pit Bull e Adriano Ramos nos lugares de Mauricinho e Pachequinho. Mas foi o Juventus que chegou novamente ao gol. Aos 12' Ricardo Garuva recebeu dentro da área pelo lado direito, dominou, chutou e Oliveira cortou, na sobra o próprio Garuva cruzou no segundo pau. Esquerdinha chutou, Galo defendeu e a bola sobrou para Murilo que tocou rasteiro no canto esquerdo. Juventus 4x1 América.

O gol que classificava o Juventus colocou mais fogo no jogo. Galo cobrou tiro de meta, a bola atravessou o campo, matou a defesa do Juventus, e Emerson Lima, apareceu como um raio para tocar na saída de Samuel. Juventus 4x2 América.

Emerson Lima estava numa tarde inspirada. Aos 31' do 2ºt ele recebeu pela esquerda, fez uma fumaça pra cima da defesa juventina e deu um tapa na saída de Samuel, o zagueiro Paulo salvou, mas a bola caiu nos pés do experiente Benson que cortou e bateu rasteiro para marcar. Juventus 4x3 América.

Cansados e abatidos por ver a classificação escapando os jogadores do Juventus já não tinham o mesmo ímpeto do início do jogo. Mas a garra do Esquadrão Alvi-Grená parecia não ter fim. Esquerdinha recebeu dentro da área, e, num lance confuso com Ricardo o árbitro marcou pênalti. O menino bateu no peito, colocou a bola debaixo do braço e foi para a cobrança. Bateu como gente grande, no canto alto direito de Galo, que caiu para o esquerdo. Final, Juventus 5x3 América.

O time do Juventus jogou muito mais do que poderia. Os jogadores foram guerreiros, jogaram contra um dos melhores elencos de Joinville, e venceram. A classificação não veio porque do outro lado havia uma forte equipe. Mas, todos os heróis que entraram em campo pelo Moleque Travesso podem andar de cabeça erguida, fizeram o que foi possível.

O América mostrou a força do grupo, um conjunto de qualidade que brigará pelo bicampeonato da Copa Norte, uma equipe que toca muito bem a bola, e usa a malandragem do futebol na hora certa, sem atropelos nem apavoro, e quando tem  a chance, mata!

Destaques

Felipe Nabor é um leão, marca demais, joga e faz o time jogar, orienta e defende seus companheiros de equipe.

Esquerdinha chega fácil ao ataque, define bem as jogadas e aparece pro jogo a todo momento.

Emerson Lima em tarde inspiradíssima estava afim de jogo. Rápido, driblador e artilheiro, marcou 2 e participou do terceiro gol americano.

Alceni o capitão marca e joga com facilidade. Foi figura importante num momento crítico do jogo. O primeiro gol do América saiu de uma interceptação dele, num contra-ataque que poderia resultar no 3x0 a favor do Juventus.

O jogo já seria e foi nervoso, muito disputado, jogadores marrentos dos dois lados. Mas, o árbitro Antônio Salazar Moreno poderia ter ajudado a apaziguar, ao invés disso colocou mais fogo no jogo.

Não marcou o pênalti que aconteceu, e marcou o que não aconteceu para o Juventus. Isto, na minha opinião é claro! É bom lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, pênalti não é gol, tem que ser cobrado e convertido para somar como gol. 

O pior foram os chiliques, nervoso o árbitro dirigia-se aos jogadores de forma autoritária e as vezes petulante. Prova do descontentamento foram as entrevistas do técnico Carneiro (América) e o zagueiro Júnior (Juventus) reclamando da arbitragem. Não agradou gregos nem troianos. Faltou a velha e boa "calma", para conduzir um jogo que pelas circunstâncias já seria agitado o suficiente. Os assistentes Nei Filla e Geraldo Porto tiveram boa atuação.


K
JUVENTUS
5x3
AMÉRICA
Paulo 1’ 10T
Esquerdinha 16’ 10T
Richard 44’ 10T
Murilo 12’ 20T
Esquerdinha 44’ 20T
Gols
Emerson Lima 22’ 10T
Emerson Lima 18’ 10T
Benson 31’ 20T
1 – Samuel,
3 – Paulo,
5 – Júnior, e
4 – Digo.

2 – Ewerton,
8 – Felipe Nabor (13 – Miguel)
20 – Richard,
11 – Anderson (17 – Luciano), e
6 – Esquerdinha.

10 – Murilo, e
9 – Ricardo Garuva ©.

Técnico:
Rodinei da Silva Vieira.
1 – Galo,
2 – Alceni ©,
3 – Roberto,
4 – Oliveira, e
6 – Esquerdinha.

5 – Ricardo,
7 – Mauricinho (15 – Pit Bull),
10 – Benson (20 – João Paulo), e
8 – Pachequinho (17 – Adriano Ramos).

11 – Emerson Lima, e
9 – Maxwell (19 – Leke).

Técnico:
Manoel Anivaldo dos Santos.
Estádio: Hermógenes de Brito – 18/03/2012 – 15h30 – Joinville/SC
Árbitro: Antônio Salazar Moreno (LITA).
Assistente 1: Ney Filla (LITA).
Assistente 2: Geraldo Porto (LITA).
Delegado: Edigilson Antônio Jelinsky (LJF).

2 comentários:

  1. DIZER QUE O ARBITRO DO JOGO POIS FOGO , NÃO CONHEÇE FUTEBOL DE VERDADE !
    SE TIVESSE OUTRO ARBITRO PARA CONDUZIR O JOGO , TERIA MORTE , POIS NAO TINHA NENHUMA SEGURANÇA, FALTA DE ESTRUTURA PARA UM JOGO DAQUELE NIVEL. ALEM DAS EQUIPES DESTA LIGA ESTAREM MAL ACOSTUMADAS COM ARBITRAGEM QUE OS JOGADORES QUEREM APITAR O JOGO , E NEM TER CONHECIMENTO DE QUE OS CAPITAES SÃO DAS SUAS EQUIPES E NÃO DA ARBITRAGEM .PARA MIM BEM ENTENDIDO DE FUTEBOL FOI MARAVILHOSA A ARBITRAGEM E O JOGO EM SI. APOS JOGO NAO TEVE NENHUMA RECLAMAÇAO ,AO CONTRARIO DO COMENTARIO ACIMA ! OBRIGADO

    ResponderExcluir