domingo, 5 de setembro de 2010

Arbitragem horrível

O árbitro Clodoaldo Juviaski, da Liga Joinvilense de Futebol, foi escolhido o melhor árbitro do Turno da Série A Joinvilense | 2010. Na escolha, promovida pela Equipe de Esportes da Rádio União 87,9FM, Clodoaldo recebeu 75% dos votos dos treinadores.
No entanto, Clodoaldo foi peça destoante no jogo Juventus X América, conseguindo desagradar juventinos e americanos.
O primeiro erro de Clodoaldo foi permitir que o técnico do América, Carneiro, ficasse o jogo todo fora da área técnica delimitada para exercer seu trabalho, Carneiro ficou atrás do gol de Samuel, goleiro do Juventus e passou a discutir com o goleiro. Clodoaldo fez de conta que não viu, mesmo sendo avisado no intervalo, não tomou atitude de para que Carneiro ocupasse a área técnica no lugar correto.
Quando Cupim reclamou de uma marcação do Assistente 1, Fernando Ferreira, Clodoaldo dirigiu-se aos gritos a Cupim, de forma ríspida, num gesto totalmente desnecessário. Só não aplicou cartão, porque, Cupim, sabendo que estava pendurado, baixou a cabeça e saiu.

Não marcou falta de Felipi Corrêa em Baixo, no segundo gol do Juventus. Mas, permitiu que Toreti, que já tinha cartão amarelo, o acompanhasse da área do América até o meio campo reclamando rispidamente.
Porém, o pior, foi quando Pinheiro agrediu Marcelo, lance para cartão vermelho indiscutível. Clodoaldo estava a centímetros do lance, no entanto, marcou a falta e não mostrou nem amarelo para Pinheiro. Mas, quando Cavilhinha perguntou, "você não vai dar cartão pra ele?", então o árbitro mostrou cartão ao meia do Juventus, e só aí, amarelou também o jogador do América.

Houve ainda um empurrão no atacante Cleyber, do América dentro da área, que o árbitro fez de conta que não viu.

Juventus e América tem razão nas suas reclamações. O Juventus foi prejudicado quando Clodoaldo exigiu disciplina dos atletas comandados por Da Silva, mas permitiu excessos aos jogadores do América e ao técnico Carneiro.

Porém, o América teve, pelo menos, um pênalti que não foi marcado a seu favor.

Em lances interpretativos é difícil exigir que o árbitro acerte sempre, até porque, é um ser humano e não é infalível. Afinal, todos erramos.

O que não pode acontecer, é o árbitro permitir jogadas violentas e ouvir passivamente xingamentos e cobranças. Esta é a crítica que faço a Clodoaldo, que só não estragou o jogo, porque, Juventus e América estavam afim de futebol.

Já os assistentes, Fernando Ferreira e Emyr Antonio Cecyn foram muito bem na partida.
mac 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário