segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PASSANDO A RÉGUA NA PRIMEIRONA | 2011


Este será um dos últimos post's do ano, uma homenagem aos premiados da Primeirona | 2011.

A competição iniciou dia 04/06 às 15h15min, no Estádio Albano Schmidt. O jogo de abertura foi entre a Tupy, campeã da Primeirona | 2010 e Estrela da Praia, campeão da Segundona | 2010. O Alvinegro levou a melhor e venceu por 3x0, com 2 gols de Henrique e 1 de Neizinho.

Cento e Setenta e Seis dias depois, o Futebol Amador de Joinville conheceu o campeão da Primeira Divisão de Joinville.

O América Futebol Clube conquistou a Taça Osman Lohmann. Agora são seis Primeironas (1989 - 1993 - 1994 - 1995 - 1997 - 2011).

O ano foi glorioso para o Galo, a equipe conquistou também a Copa Norte | 2011, tornando-se o único Tricampeão da competição.

Seis jogadores e o Técnico Carneiro marcaram presença na Seleção da Primeirona, escolha promovida pela Associação dos Clubes de Futebol Amador de Joinville e Região.

O Juventus Futebol Clube foi o Vice-Campeão.

O Moleque Travesso chegou também a decisão da Copa Norte, mas, perdeu o título para o América que também o venceu na decisão da Primeirona.

A equipe conquistou pelo quinto ano consecutivo o Troféu Disciplina, Cavilha, Vanclei e Cupim foram os jogadores do Juventus escolhidos na Seleção da Primeirona. Cupim foi o vice-artilheiro da competição com 12 gols marcados.

O Garuva Esporte Clube foi o 3º colocado.

Após terminar como líder da fase classificatória da competição, eliminou a Serrana nas Quartas de Final. Mas, na Semifinal encontrou no América o seu algoz e foi eliminado.

O Alvinegro teve a melhor defesa do campeonato e a melhor campanha fora de casa, sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, uma delas na semifinal diante do América.


Marcão (esquerda) recebendo o prêmio da defesa
menos vazada das mãos do Vereador Odir Nunes.
Marcos Antônio Ronconi, o Marcão do Garuva foi o goleiro da defesa menos vazada da Primeirona.

Na defesa do Garuva atuaram os goleiros, Marcão (19 jogos), Índio (1 jogo) e Nardini (2 jogos). Laterais, Éder e Marcão. Zagueiros, Marcelo Para-Choque, Felipe Nabor e Júnior.

O volante Branco também foi escalado na zaga em alguns jogos.

A defesa Alvinegra não tomou mais de dois gols em nenhum jogo da Primeirona | 2011.

Daniel (esquerda) recebe a homenagem
das mãos de Manoel Soares (Bambam)
Presidente da Associação dos Clubes
Outro goleiro premiado foi Daniel Alexandre Baumann (Schumacher), do América. Além da participação fundamental na conquista do Tricampeonato da Copa Norte, o guarda metas jogou *vinte e três partidas do Galo na Primeirona.

O jogo em que Daniel mais sofreu gols foi o primeiro das quartas de final diante do Estrela Praia, no Boa Vista, quando o Alvinegro venceu por 4x1.

Daniel chegou ao terceiro título da competição, já havia sido Bicampeão pela Sercos 2005/2006.

Um dos clichês do futebol é que um bom time começa com um bom goleiro. Disciplinado, Daniel orienta e dá tranquilidade ao time, terminou o campeonato sem tomar um cartão amarelo sequer.

Com simplicidade o jogador vai marcando presença entre os melhores. Em 2010 foi ele o goleiro menos vazado da Primeirona. A competitividade na posição, onde há inclusive ex-profissionais, enaltece o valor das conquistas de Daniel.

Anderson (direira) recebeu o troféu do Vice-Presidente
da FCF Rogério Tomazelli.
Anderson Vera Wolff, atacante da Tupy, foi pelo terceiro ano consecutivo o artilheiro da Primeirona. A diferença é que em 2009 e 2010, além da artilharia ele comemorou a conquista do Bicampeonato da Primeirona pela Tupy.

Talentoso, Anderson conhece como poucos o caminho do gol, marcou 20 gols em 17 jogos, média de 1,17.

Foi o único jogador a marcar 4 gols na mesma partida, Volta Redonda 1x6 Tupy. Marcou também três gols no mesmo jogo, diante da Minerasil, além dele apenas Cinésio (Tupy) e Julio (Veterana) conseguiram repetir a façanha.


Fotos: Jornalista Roberto Dias Borba.
 
*Alertado pelo leitor, que enviou o comentário abaixo chequei a informação e corrigi o post. Daniel não jogou a última partida da primeira fase, diante da Serrana no Estádio Engenheiro Marco Antônio Tebaldi, dia 16/10/2011, às 16h. Naquele jogo o América venceu por 2x0, o goleiro foi Rodrigo Elias, o Galo.
 
Ainda assim foi o goleiro que mais atuou, vinte e três jogos. Consta no site da Liga Joinvilense de Futebol, a informação de Daniel fez vinte e quatro jogos. Vale lembrar que o site é para "simples conferência". Há um aviso na página inicial "...na dúvida, consulte a LJF". Não consultei e entrei pelo cano.
 
Obrigado pela correção e pela leitura.
 
Marcos Aurélio Carvalho.
19 de Dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário