Este será um dos últimos post's do ano, uma homenagem aos premiados da Primeirona | 2011.
A competição iniciou dia 04/06 às 15h15min, no Estádio Albano Schmidt. O jogo de abertura foi entre a Tupy, campeã da Primeirona | 2010 e Estrela da Praia, campeão da Segundona | 2010. O Alvinegro levou a melhor e venceu por 3x0, com 2 gols de Henrique e 1 de Neizinho.
Cento e Setenta e Seis dias depois, o Futebol Amador de Joinville conheceu o campeão da Primeira Divisão de Joinville.
O América Futebol Clube conquistou a Taça Osman Lohmann. Agora são seis Primeironas (1989 - 1993 - 1994 - 1995 - 1997 - 2011).
O ano foi glorioso para o Galo, a equipe conquistou também a Copa Norte | 2011, tornando-se o único Tricampeão da competição.
Seis jogadores e o Técnico Carneiro marcaram presença na Seleção da Primeirona, escolha promovida pela Associação dos Clubes de Futebol Amador de Joinville e Região.
O Juventus Futebol Clube foi o Vice-Campeão.
O Moleque Travesso chegou também a decisão da Copa Norte, mas, perdeu o título para o América que também o venceu na decisão da Primeirona.
A equipe conquistou pelo quinto ano consecutivo o Troféu Disciplina, Cavilha, Vanclei e Cupim foram os jogadores do Juventus escolhidos na Seleção da Primeirona. Cupim foi o vice-artilheiro da competição com 12 gols marcados.
O Garuva Esporte Clube foi o 3º colocado.
Após terminar como líder da fase classificatória da competição, eliminou a Serrana nas Quartas de Final. Mas, na Semifinal encontrou no América o seu algoz e foi eliminado.
O Alvinegro teve a melhor defesa do campeonato e a melhor campanha fora de casa, sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, uma delas na semifinal diante do América.
Marcão (esquerda) recebendo o prêmio da defesa menos vazada das mãos do Vereador Odir Nunes. |
Marcos Antônio Ronconi, o Marcão do Garuva foi o goleiro da defesa menos vazada da Primeirona.
Na defesa do Garuva atuaram os goleiros, Marcão (19 jogos), Índio (1 jogo) e Nardini (2 jogos). Laterais, Éder e Marcão. Zagueiros, Marcelo Para-Choque, Felipe Nabor e Júnior.
O volante Branco também foi escalado na zaga em alguns jogos.
A defesa Alvinegra não tomou mais de dois gols em nenhum jogo da Primeirona | 2011.
Daniel (esquerda) recebe a homenagem das mãos de Manoel Soares (Bambam) Presidente da Associação dos Clubes |
Outro goleiro premiado foi Daniel Alexandre Baumann (Schumacher), do América. Além da participação fundamental na conquista do Tricampeonato da Copa Norte, o guarda metas jogou *vinte e três partidas do Galo na Primeirona.
O jogo em que Daniel mais sofreu gols foi o primeiro das quartas de final diante do Estrela Praia, no Boa Vista, quando o Alvinegro venceu por 4x1.
Daniel chegou ao terceiro título da competição, já havia sido Bicampeão pela Sercos 2005/2006.
Um dos clichês do futebol é que um bom time começa com um bom goleiro. Disciplinado, Daniel orienta e dá tranquilidade ao time, terminou o campeonato sem tomar um cartão amarelo sequer.
Com simplicidade o jogador vai marcando presença entre os melhores. Em 2010 foi ele o goleiro menos vazado da Primeirona. A competitividade na posição, onde há inclusive ex-profissionais, enaltece o valor das conquistas de Daniel.
Anderson (direira) recebeu o troféu do Vice-Presidente da FCF Rogério Tomazelli. |
Anderson Vera Wolff, atacante da Tupy, foi pelo terceiro ano consecutivo o artilheiro da Primeirona. A diferença é que em 2009 e 2010, além da artilharia ele comemorou a conquista do Bicampeonato da Primeirona pela Tupy.
Talentoso, Anderson conhece como poucos o caminho do gol, marcou 20 gols em 17 jogos, média de 1,17.
Foi o único jogador a marcar 4 gols na mesma partida, Volta Redonda 1x6 Tupy. Marcou também três gols no mesmo jogo, diante da Minerasil, além dele apenas Cinésio (Tupy) e Julio (Veterana) conseguiram repetir a façanha.
Fotos: Jornalista Roberto Dias Borba.
*Alertado pelo leitor, que enviou o comentário abaixo chequei a informação e corrigi o post. Daniel não jogou a última partida da primeira fase, diante da Serrana no Estádio Engenheiro Marco Antônio Tebaldi, dia 16/10/2011, às 16h. Naquele jogo o América venceu por 2x0, o goleiro foi Rodrigo Elias, o Galo.
Ainda assim foi o goleiro que mais atuou, vinte e três jogos. Consta no site da Liga Joinvilense de Futebol, a informação de Daniel fez vinte e quatro jogos. Vale lembrar que o site é para "simples conferência". Há um aviso na página inicial "...na dúvida, consulte a LJF". Não consultei e entrei pelo cano.
Obrigado pela correção e pela leitura.
Marcos Aurélio Carvalho.
19 de Dezembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário