sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O MELHOR TURNO DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

GE PIRABEIRABA


De pé: Baruca, Da Silva, Linguiça, Digo, Toreti, Anselmo, Miguel, Vanclei, Fernando, Bambam e Luciano Mosquito
Agachados: Buture, Jeferson Maradona, Marcelo, Cupim, Rodrigo, Klebinho, Baixo, Luisinho, Cavilha, Renanzinho, Binho e Josi

Foto: Folha de Pirabeiraba - Luciano Abib https://www.facebook.com/lucianoabib/folhadepirabeiraba

 

Pirabeiraba fechou o turno da Primeirona | 2013 com a melhor campanha dos últimos 5 anos da competição

 

O Grêmio Esportivo Pirabeiraba conquistou pela última vez a Primeirona em 2001, desde então a equipe sequer chegou à decisão da competição. O caminho ainda é longo, mas, a equipe do distrito terminou o turno com números que merecem respeito dos adversários.
 
Infelizmente só foi possível confrontar os números das campanhas a partir de 2010, com base nos arquivos mantidos por este blogueiro.
 
No biênio 2009/2010 só deu Tupy. A Associção Atlética Tupy foi a melhor em 2009, com 19 pontos, em 2010 terminou o turno invicta e sagrou-se campeã na decisão contra a Sercos. No comando da equipe estava Sandro Rodrigues.
 
A partir de 2011 um "estranho no ninho" começou a mostrar sua força na competição, o Garuva EC. Na temporada 2011 houve empate técnico entre três equipe, Garuva, Tupy e Estrela da Praia. Como três equipes conquistaram o mesmo número de pontos, os olhos voltaram-se para os critérios de desempate. 
 
O Estrela terminou o turno em 3º com 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
 
Garuva e Tupy fizeram campanha idêntica, 6 vitórias e 3 derrotas, mas, a equipe garuvense sofreu apenas 9 gols, contra 14 sofridos pela equipe do Boa Vista, critério este que lhe deu a ponta da tabela. O técnico do Garuva em 2011 foi Ilson Klitzke, o Mala.
 
Em 2012 o Garuva mudou de técnico. Antônio Carlos da Silva, o Tecão assumiu o alvinegro e não conheceu adversário no turno, venceu 6 jogos, empatou 3 e não perdeu.  No returno sofreu 7 derrotas, venceu as duas últimas partidas, contra Morro do Amaral e América, mas, terminou a fase classificatória em 5º lugar.

Um erro no controle de cartões, por parte do Estrela da Praia permitiu que a equipe entrasse em campo com um jogador irregular no último compromisso do returno. O Estrela  perdeu 6 pontos e a vaga ficou com o 5º colocado, o Garuva.
 
Na temporada 2013 o Pirabeiraba "está" soberano. Francisco Carlos da Silva, o Chico, ou Da Silva chegou ao comando da equipe após duas belas temporadas pelo Juventus.
 
Já na primeira temporada à frente do time levou o Pirabeiraba à semifinal da Primeirona, sendo eliminado pelo Garuva, que era comando por Tecão, irmão de Da Silva.
 
Bambam, o goleiro menos vazado da Primeiorona | 2013
Até a 9ª rodada apenas 4 gols sofridos
O Presidente Pedro Farias, feliz com o desempenho do comandante e do grupo, manteve o técnico e a base de jogadores. Na Copa Norte o Pirabeiraba chegou à decisão inédita, mas, perdeu a final em seu estádio para o América.

O GE Pirabeiraba começou a Primeirona goleando o Morro do Amaral em casa por 5x1 e terminou o turno vencendo o América no Olímpico por 1x0. O melhor ataque (24 gols marcados), a melhor defesa (4 gols sofridos) mostram um time equilibriado e amadurecido.
 
Em casa foram 4 jogos, 4 vitórias: 5x1 Morro do Amaral; 5x1 Serrana; 2x0 Tupy e 3x0 Garuva, 15 gols marcados e 2 sofridos.
 
Fora foram 5 jogos, 4 vitórias: União Timbé 0x3; Santos Dumont 1x3; Palmeiras 0x1 e América 0x1, 8 gols marcados e 1 sofrido.
 
O único ponto perdido foi no dia 15/6 contra o Juventude no Itinga, no empate em 1x1.
 
 
Marcelo, um dos artilheiros do time do distrito
com 4 gols marcados
Os 24 gols marcados pelo GE Pirabeiraba, e seus autores:
Luisinho
Meia
4
Marcelo
Meia/Atacante
 
Anselmo
Atacante
3
Cupim
Atacante
Josi
Meia/Atacante
Rodrigo Mota
Lateral
 
Thiago Toreti
Volante/Meia
2
 
Baixo
Volante/Lateral
1
Jeferson Maradona
Volante
 

Da Silva é um técnico que leva a sério o futebol amador, e cobra dos jogadores o mesmo respeito que dedica a camisa que veste. Utiliza bastante de marcação individual, tentando sempre anular o principal jogador adversário, tanto que chega a irritar os oponentes. Para uns respeito, para outros um estilo de jogo feio. O certo é que Chico usa as armas que têm e geralmente alcança seus objetivos. Os números falam por si, falta apenas o título de campeão da Primeirona.
 
Será em 2013? Ainda é cedo, mas, é uma boa aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário