terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dunga ou Zangado?

Como jogador, nem sempre brilhante tecnicamente, mas a qualquer prova quando se fala em comprometimento e empatia.
Como treinador, Zangado, com certeza. Mas antes de julgar as atitudes de Dunga é bom que se destaque a coerência nas convocações da seleção brasileira, o posicionamento ímpar, e correto diante das grandes fabricantes de notícias.
Dunga é criticado frequentemente, principalmente por grandes veículos de comunicação. Mas quais os motivos de tantas críticas? Simplesmente, porque na copa de 2006 Dunga foi expectador, e assistiu a busca frenética da imprensa, e as justifcativas fajutas procuradas para explicar o simples. Perdeu porque jogou mal, porque equipe alguma ganha jogo na véspera. Porque havia um Zidane inspirado, contra um time, travado.
Contaram ao povo brasileiro que foi por causa das festas na concentração. Dos aparelhos celulares, dos procuradores, dos familiares, dos sorrisos. Se carranca ganhasse jogo, los hermanos seriam campeões em todas as copas.
Quando Dunga assumiu, tirou de dentro da concentração, grandes veículos de comunicação, acabou com os privilégios, jogadores que concediam entrevistas a certos repórteres de certas emissoras. Doeu, foi uma facada, esqueceram da Bruxa e começaram a caça ao Dunga, caçaram, mas não mataram, surgiu Zangado.
Hoje, na entrevista coletiva, após a convocação para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março em Londres, o treinador soltou algumas respostas explico-provocativas.
"Todo mundo que está jogando e treinando tem chance. Agora quero lembrar ao torcedor o que vocês (jornalistas) pensavam em 2006 e o que falam hoje. Ou vocês estavam errados em 2006 ou estão errados hoje. Tenho um grupo que luta, que tem vontade de jogar na seleção. São jogadores que brigam com os clubes para jogar na seleção brasileira. E vou deixar esse jogador fora? Quero jogadores comprometidos com a seleção. Tem que ser franco com o torcedor".
"Na vida nada muda, tudo se repete. Chamo um jogador pelo o que ele faz no clube, mas ele precisa fazer o mesmo na seleção brasileira. E tem uns jogadores que nos clubes não rendem tanto, mas na seleção brasileira eles rendem muito".
"Estou fazendo o que o torcedor sempre nos pediu. Que a seleção brasileira seja o mais importante, que os jogadores tenham comprometimento. O que vejo é normal, sempre acontece quando a Copa do Mundo se aproxima (pedido de convocação de jogadores)".
Sobre Ronaldinho Gaúcho
"Ele (Ronaldinho) não está fora [da Copa], todos os jogadores tem chance. Nós analisamos e procuramos dar chance. Neste momento ele não faz parte".
Confira a relação dos convocados:
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão) e Doni (Roma)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon)
ZAGUEIROS: Juan (Roma), Lúcio (Inter de Milão), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)
VOLANTES: Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg) e Felipe Melo (Juventus)
MEIAS: Kaká (Real Madrid), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Julio Baptista (Roma) e Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Adriano (Flamengo), Nilmar (Villarreal) e Luis Fabiano (Sevilla)
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário